Jornal dos Filhos da Caridade, editado pela Fraternidade Anizan
Domingo, 6 de Fevereiro de 2011
Um caminho a percorrer

Estou no Instituto dos Filhos da Caridade há cinco meses. Iniciei o Postulantado no dia um de Dezembro de 2010.

Embora seja ainda cedo para fazer uma avaliação sobre estes meses no Instituto, posso dizer que tem sido muito boa esta minha experiência vocacional, tanto a nível pessoal como espiritual.

 

Tomar a decisão de entrar no Seminário não foi uma decisão difícil, porque já alguns meses, antes de entrar, sentia dentro de mim uma vontade enorme de entrar numa casa de formação. Por várias ocasiões o Padre Valdemar fez-me o convite de fazer uma experiência vocacional no Instituto dos Filhos da Caridade, mas a resposta da minha parte nunca chegou a ser positiva, recusando sempre.

 

No grupo de jovens para o Crisma, no qual eu fazia parte, várias vezes a catequista dizia: “eu rezo todos os dias para que saia um sacerdote aqui do nosso grupo”, e eu, como todos, ria-me sem dar muita importância ao que ela dizia.

 

Com o passar do tempo, conhecendo diversos sacerdotes, fizeram despertar em mim a importância e quão é belo o serviço que desenvolvem dentro e fora da Igreja e de certa forma o facto de pertencer ao grupo de acólitos da Paroquia, ajudou-me a estar mais perto de Cristo e de senti-lo de uma forma muito diferente.

 

Em Setembro, o Padre Valdemar voltou a fazer o convite se não gostaria de fazer a experiência de viver um tempo, em comunidade e aí fazer o discernimento vocacional.

 

Pensei que era o momento de dar esse novo passo na minha vida, mas ainda tinha uma certa vergonha do que as pessoas, ou amigos que conheço, achariam, o que iriam dizer a respeito desta decisão.

 

Actualmente esta vergonha e medo desapareceram, estou feliz pela decisão que tomei e espero que se mantenha para sempre.

 

Quero agradecer a Deus pelas graças recebidas, por tudo o que tem feito em mim, à minha mãe pelo apoio, conforto e ânimo que me dá, aos amigos que me respeitam e admiram esta minha decisão, e à comunidade do Lavradio.

Lázaro Martins (Postulante nos Filhos da Caridade) Jan 2011



publicado por apartilha às 16:17
link do post | favorito

sobre A Partilha
pesquisar
 
posts recentes

Notícias - Fevereiro 2011

Vai, anuncia o Evangelho ...

Apelo do amor

Um caminho a percorrer

Una paixão: Acompanhar o ...

A minha experiência de or...

Espiritualidade Anizan.

Filhos da Caridade

Filhos da Caridade - Cari...

A Fraternidade Anizan.

arquivos

Fevereiro 2011

Janeiro 2011

Temas

todas as tags

subscrever feeds