A casa de Formação dos Filhos da Caridade está propriamente terminada. Os formandos já residem aí. Neste momento está a decorrer o noviciado e postulantado.
É uma casa simples, com as condições necessárias para a vida do dia-a-dia da formação e também para encontros e retiros com jovens e outras actividades do Instituto, assim como outras actividades que sejam solicitadas.
O NOVICIADO: tem pernas para andar, tem sido muito enriquecedor, quer para o mestre, quer para o noviço. Para o mestre, dá-lhe a oportunidade de voltar a fazer o seu “segundo noviciado”: rezar, reflectir, estudar, parar, etc. Para o noviço, é uma das oportunidades únicas que tem de se encontrar consigo mesmo, com Cristo e com as realidades que tem á sua frente. A experiência tem sido maravilhosa.
POSTULANTADO: tempo de discernimento, conhecimento de si mesmo e da espiritualidade e carisma dos Filhos da Caridade. Os jovens vão fazendo o seu caminho, caminhando, ajudados pelo seu responsável. Estão felizes e com vontade de seguirem.
PASTORAL VOCACIONAL: O Padre Valdemar esteve em Macieira de Cambra a animar um retiro para jovens do Crisma. Foi interessante, deixou algumas interrogações aos jovens.
Outros encontros e retiros irão realizar-se neste semestre em algumas Paroquias e na casa de formação.
De 16 de Janeiro a 13 de Fevereiro temos a sessão Internacional dos filhos da Caridade que têm entre 10 e 15 anos de ministério. É uma etapa importante na vida pessoal e pastoral dos participantes.
Filhos da Caridade
.
Colaboradores
.
Sítio oficial
.